Dançar com o Coração ® (English version below)

Logo DCC

TODAS AS PESSOAS PODEM DANÇAR.

Dançar com o Coração ® tem, como objetivos fundamentais, reprogramar o processo natural de desenvolvimento e facilitar a integração dos três canais de expressão da identidade – olhar, voz e movimento. Pretende criar oportunidades de transformação, trazendo para o movimento autêntico do adulto, a corporalidade associada a cada etapa de desenvolvimento. É, em si, um método de ensino – aprendizagem da dança que conduz o aluno a movimentar-se e a expressar-se de forma orgânica e consciente.

Um corpo livre de bloqueios pode mover-se com graça e seguir o seu ritmo próprio.

O que se passa a nível celular também se passa a níveis de organização mais complexos. O ritmo pulsátil das nossas células dita o ritmo da nossa vida e do nosso movimento.

A forma do nosso corpo obedece a padrões de desenvolvimento que respeitam, ou não, a sua verdadeira natureza. Os desvios no desenvolvimento, durante os primeiros anos de vida, introduzem desequilíbrios e assimetrias, impedindo a plena realização do nosso potencial corporal, emocional, intelectual e espiritual. E, quando resolvemos dançar, dançamos dentro de um padrão defensivo e rígido, construindo formas e movimentos que não refletem o brilho da nossa verdadeira essência.

Dançar com o Coração ® parte do princípio de que a nossa anatomofisiologia tem uma integridade pulsátil e de que toda a gente pode dançar. Convida-nos a mergulhar no processo de descoberta da nossa essência, de modo a que possamos criar uma dança sincera e genuína que traduza o que sentimos, o que somos em cada momento e o que podemos vir a ser. 

O modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética, aliado às várias técnicas e métodos utilizados na Dança Contemporânea, permitirá, por um lado, desbloquear as tensões físicas e psíquicas que inibem a verdadeira manifestação da nossa identidade e, por outro, resgatar a expressão do nosso potencial vital e criativo, através do reencontro com o nosso movimento autêntico.

A Análise Bioenergética é um modelo psicoterapêutico, criado por Alexander Lowen, em 1956, cujos princípios fundamentais se encontram largamente apoiadas na conceção psicossomática de Reich. Consiste no estudo da personalidade humana, a partir dos processos energéticos do corpo. A partir do desbloqueio das tensões musculares crónicas, em situação terapêutica relacional, conduz o indivíduo a contactar as verdadeiras emoções, a compreender as suas tensões musculares em termos de conflitos intrapsíquicos e a conquistar a capacidade vibratória do corpo, característica da alegria essencial. A A.B, nas suas vertentes de trabalho corporal e análise, permite uma ampliação da consciência dos fenómenos psíquicos mais profundos, produzindo insight e mudança.

Na Dança Contemporânea, elegemos a técnica de Contacto e Improvisação, criada por Steve Paxton, em 1972, o método Body-Mind-Centering, desenvolvido por Bonnie Bainbridge Cohen e o movimento de improvisação expressiva, Authentic Movement, criado por Mary Starks Whitehouse. Trabalhamos também sobre as bases técnicas de Merce Cunningham, Katherine Dunham (integração do movimento afrocaribenho nas técnicas de Dança Moderna) e Myrna Renaud (trabalho de colocação musculoesquelética Cuestion7, movimento afrocaribenho, trabalho de voz-corpo baseado no método La Voz que Sana).

Dançar com o Coração é um método criado, em 2015, por Ana Beatriz Degues, bailarina contemporânea, e Maria Goretti Coelho, psicoterapeuta corporal, ambas residentes em Lisboa, Portugal.
Dirige-se a artistas, terapeutas e a todas as pessoas que gostam de dançar e desejam transcender o aprender formal de um estilo de dança, para irem ao encontro do seu ritmo original e do seu movimento autêntico.

SIGA-NOS NO FACEBOOK

AGENDA

Áreas de intervenção

WORKSHOPS
Programa vivencial que consiste numa sequência de sessões, onde se trabalham diversos temas, seguindo uma linha evolutiva e respeitando o processo de desenvolvimento.

SESSÕES REGULARES  +info

Prática regular de aprofundamento. Parte-se do processo de desenvolvimento psicológico e percorre-se os caminhos da história pessoal, recuperando a corporalidade inata, traduzida pelo movimento contemporâneo.

ARTE COM CORAÇÃO – ESPAÇO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA  +info
Espaço de pesquisa e investigação corporal e emocional, tendo como principal objetivo a criação artística (coreografias emocionais). Partimos do coração para o mundo exterior.

ARTE COM CORAÇÃO – INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE – Performances artísticas/workshops sobre temas do desenvolvimento, como ponto de partida para debates e ações na comunidade. Mobilização emocional dos agentes de mudança e de grupos com necessidades especiais. As propostas são concebidas e desenhadas em função das necessidades concretas de cada grupo.

COACHING INDIVIDUAL E/OU PSICOTERAPIA – Espaço Individual de desenvolvimento e integração emocional.

TÉCNICA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – Aulas onde se integram vários métodos e técnicas de dança e consciência corporal.

 

CV Maria Goretti Coelho

Especialista no Modelo Psicoterapêutico de Análise Bioenergética, de Alexander Lowen, certificada pelo Institute for Bioenergetic Analysis, sediado em Nova Iorque.

Licenciada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Psicoterapeuta individual e de grupo.

A minha abordagem distingue-se pela integração de diferentes modelos:

  • CBT, Clinical Bioenergetic Therapist, certificada pelo IIBA, International Institute for Bioenergetic Analysis.
  • Experiências formativas em diversos modelos de abordagem corporal como a Biodanza, a Danza Duende e técnicas de dança que integram os princípios do Body-Mind-Centering e improvisação e exploração criativa do movimento.
  • Formação em “O Corpo que Pensa – A integração do corpo, mente e pensamento” (Seminários Avançados de Interrelação Psicopedagógica) de Pia Kraemer.
  • Formação de facilitadores no método La Voz que Sana ©mrm, níveis 1 e 2, de Myrna Renaud,  em San Juan, Puerto Rico.
  • 6º Ano de Piano e Formação Musical, pelo Conservatório de Música do Porto.

Trabalhei e colaborei com Myrna Renaud, entre 2006 e 2016, explorando o universo das danças afrocaribenhas, o trabalho de consciência musculoesquelética “cuestion7”, improvisação e exploração criativa do movimento e sobre o método LVQS ©mrm. Participei em vários laboratórios intensivos de LVQS, destacando-se o laboratório intensivo, níveis 1, 2, 3 e 4, Puerto Rico 2014, que culminou com a performance Umbral.

Cocriadora, com Ana Beatriz Degues, do método Dançar com o Coração, que integra o modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética com a Dança Contemporânea.

Criei o Projeto intitulado “Integração dos Opostos – O Caminho da Harmonia”, que combina o modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética com outros métodos de abordagem corporal acima referidos.

Participei em vários congressos internacionais e ibéricos, com apresentação de alguns workshops, no âmbito da Análise Bioenergética.

Experiência em Formação e Consultoria: Desenvolvimento pessoal e gestão emocional e do stress, em várias multinacionais e empresas portuguesas.

Sou comprometida com o movimento criativo, com a alegria de viver e com o meu próprio processo de evolução.

 

CV Ana Beatriz Degues

Licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Bailarina da vida Contemporânea. Professora.
O meu percurso e abordagem criativa são influenciados pela integração de diferentes aprendizagens:

  • Curso Dança na Comunidade pelo Fórum Dança, Lisboa.
  • Formação em “O Corpo que Pensa – A integração do corpo, mente e pensamento” (Seminários Avançados de Interrelação Psicopedagógica) de Pia Kraemer.
  • Formação de facilitadores no método “La Voz que Sana”, níveis I e II, de Myrna Renaud,  em San Juan, Puerto Rico.
  • Visual Arte Commercial Short Course – Develop Expertise in Contemporary Dance Technique – Tasmânia, Austrália.
  • Experiências formativas em diversos métodos e técnicas de dança e abordagem corporal  como a Bioenergética,  a Danza Duende, o Contacto e Improvisação, o Butoh, o Flying-Low, as técnicas de Cunningham e Dunham.
  • Instrutora de Yoga, certificada pelo Centro Português de Yoga.

Trabalhei e colaborei com Myrna Renaud em sessões de pesquisa, improvisação, técnica e pensamento sobre o corpo. Com ela desenvolvi o meu vocabulário no movimento Afro-Caribenho e o trabalho de consciência musculoesquelética “Cuestion7”.

Fui membro e colaboradora da companhia de projetos En Situ Danza, entre 2011 e 2014, com performances em Portugal e Puerto Rico.

Participei em vários festivais de Dança Contemporânea (Portugal, Puerto Rico e Austrália), onde desenvolvi workshops e performances Site-Specific.

Cocriadora, com Patrícia Vieira, do projeto Truz Truz… – performances e oficinas de dança para a infância.

Cocriadora, com Maria Goretti Coelho, do método Dançar com o Coração, que integra o modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética e várias técnicas e métodos utilizados na Dança Contemporânea.

 

 

ENGLISH VERSION

Dançar com o Coração ® (Dancing with the Heart)

EVERYBODY CAN DANCE.

The main objectives of the method Dançar com o Coração® are to reprogramme the natural process of development and to facilitate the integration of the three channels of identity expression – look, voice and movement. It intends to create opportunities for transformation, bringing into the adult’s authentic movement the corporality connected to each stage of development. It is, in itself, a teaching-learning method of dance that leads the student to organic and conscious movement.

A body free from blockages can move gracefully and follow its own rhythm.

What happens at the cellular level also happens at more complex levels of organization. The pulsatile rhythm of our cells dictates the rhythm of our life and our movement.

The shape of our body obeys patterns of development that respect, or not, their true nature. The deviations in development, during the first years of life, introduce imbalances and asymmetries, hampering the full realization of our physical, emotional, intellectual and spiritual potential. And when we decide to dance, we dance within a defensive and rigid pattern, building shapes and movements that do not reflect the brightness of our true essence.

Dançar com o Coração® assumes that our anatomy & physiology have pulsatile integrity and that everyone can dance. It invites us to delve into the process of discovering our essence so that we can create a sincere and genuine dance that reflects what we feel, what we are at each moment and what we can become.

The psychotherapeutic model of Bioenergetic Analysis, coupled with the various techniques and methods used in Contemporary Dance, will allow, on the one hand, to unlock the physical and psychic tensions that inhibit the true manifestation of our identity and, on the other, to rescue the expression of our vital and creative potential, through the reencounter with our authentic movement.

Bioenergetic Analysis is a psychotherapeutic model, created by Alexander Lowen in 1956, whose fundamental principles are largely supported by Reich’s psychosomatic conception. It consists in the study of the human personality, from the energetic processes of the body. From the release of chronic muscular tensions, in a relational therapeutic situation, the individual is able to contact the true emotions, to understand their muscular tensions in terms of intrapsychic conflicts and to conquer the vibratory capacity of the body, characteristic of essential joy. B.A., in its aspects of bodywork and analysis, allows an increasing awareness of the deeper psychic phenomena, producing insight and change.

In Contemporary Dance, we choose the improvisation work, the technique of Contact and Improvisation, created by Steve Paxton in 1972, the Body-Mind-Centering method developed by Bonnie Bainbridge Cohen and the expressive improvisation movement, Authentic Movement, created by Mary Starks Whitehouse. We also work on the technical bases of Merce Cunningham, Katherine Dunham (integration of the Afro-Caribbean movement in Modern Dance techniques) and Myrna Renaud (musculoskeletal placement work Cuestion 7, Afro-Caribbean movement, voice-body work based on La Voz Que Sana).

Dançar com o Coração® is a method created in 2015 by Ana Beatriz Degues, a contemporary dancer, and Maria Goretti Coelho, a body psychotherapist, both living in Lisbon, Portugal.

It is intended for artists, therapists, educators and all those who like to dance and want to transcend the formal learning of a dance style, to meet their original rhythm and their authentic movement.

 

Dançar com o Coração acts in the following areas of intervention:

 

WORKSHOPS – Experiential programme, in which different themes of psychological development are elaborated, respecting its evolutionary process.

 

 

ART WITH HEART – REGULAR SESSIONS – Further development regular practice. The starting point is the process of psychological development and it goes through the paths of personal history, recovering the innate corporeality, translated by the contemporary movement.

ART WITH HEART – SPACE OF ARTISTIC CREATION – A space for investigation and body and emotional research, having as main objective the artistic creation (emotional choreographies). Starting from the heart to the outside world.

ART WITH HEART – COMMUNITY INTERVENTION – Artistic performances/workshops on development topics, as a starting point for debates and actions in the community. Emotional mobilization of change agents and groups with special needs. The proposals are drawn up and designed according to the specific needs of each group.

INDIVIDUAL COACHING AND/OR PSYCHOTHERAPY – Individual space for development and emotional integration.

CONTEMPORARY DANCE TECHNIQUE – Classes where various methods and techniques of dance and body awareness are integrated.

 

CV Maria Goretti Coelho

Specialist in the Psychotherapeutic Model of Bioenergetic Analysis by Alexander Lowen, certified by the Institute for Bioenergetic Analysis.

Graduated in Clinical Psychology from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto.

Individual and group psychotherapist.

My approach is distinguished by the integration of different models:

  • CBT, Clinical Bioenergetic Therapist, certified by IIBA, International Institute for Bioenergetic Analysis.
  • Formative experience in various body approach models such as Biodanza, Danza Duende and dance techniques that integrate the principles of Body-Mind-Centering and improvisation and creative exploration of movement.
  • Training in “O Corpo que Pensa” (“The Body that Thinks”) – The Integration of Body, Mind, and Thought (Pia Kraemer’s Advanced Seminars of Psychopedagogical Interrelation).
  • Training of facilitators in the “La Voz Que Sana” method, levels 1 and 2, by Myrna Renaud, in San Juan, Puerto Rico.
  • 6th Year in Piano and Music Training, by the Oporto Music Conservatory.

Worked and collaborated with Myrna Renaud from 2006 to 2016, exploring the universe of Afro-Caribbean movement, the work of musculoskeletal consciousness (Cuestion 7), improvisation and creative exploration of the movement and the LVQS method. Participated in several intensive LVQS laboratories, especially the intensive laboratory, levels 1, 2, 3 and 4, Puerto Rico 2014, which culminated in the performance UMBRAL.

Co-creator, with Ana Beatriz Degues, of the Dançar com o Coração® (Dancing with the Heart™) method that integrates the psychotherapeutic model of Bioenergetic Analysis with Contemporary Dance.

Created the Project entitled “Integração dos Opostos – O Caminho da Harmonia” (“Integration of Opposites – The Path of Harmony”), which combines the psychotherapeutic model of Bioenergetic Analysis with other methods of body approach mentioned above.

Consulting and Coaching Experience: Personal development and emotional and stress management in several multinational and Portuguese enterprises.

Led in several Iberian and international congresses with workshop presentations in Bioenergetic Analysis

Personal Statement:

Committed to creative movement, the joy of living and my own evolution process.

 

CV Ana Beatriz Degues

Graduated in Dance from the Human Motricity Faculty, Technical University of Lisbon. Dancer of Contemporary Life. Teacher.

My career and creative approach are influenced by the integration of different learning experiences:

• Dance Course in the Community by Fórum Dança, Lisbon.

• Training in “The Body That Thinks – The integration of body, mind and thought” (Pia Kraemer’s Advanced Seminars of Psychopedagogical Interrelation).

• Training in facilitators in the “La Voz que Sana” method, levels I and II, by Myrna Renaud, in San Juan, Puerto Rico.

• Visual Art Commercial Short Course – Develop Expertise in Contemporary Dance Technique – Tasmania, Australia.

• Formative experiences in various methods and techniques of dance and body approach, such as Bioenergetics, Danza Duende, Contact and Improvisation, Butoh, Flying-Low, Cunningham and Dunham techniques.

• Yoga instructor, certified by the Portuguese Yoga Center.

 Worked and collaborated with Myrna Renaud in sessions of research, improvisation, technique and thinking about the body. With her, I have developed my vocabulary in the Afro-Caribbean movement and the work of musculoskeletal consciousness “Cuestion 7”.

 Was a member and collaborator in the company of projects En Situ Danza, between 2011 and 2014, with performances in Portugal and Puerto Rico.

Took part in several Contemporary Dance festivals (Portugal, Puerto Rico and Australia), where I developed Site-Specific workshops and performances.

 Co-creator, together with Patrícia Vieira, of the Truz Truz project – performances and dance workshops for children.

 Co-creator, together with Maria Goretti Coelho, of the Dançar com o Coração (Dancing with the Heart) method, which integrates the psychotherapeutic model of Bioenergetic Analysis and various techniques and methods used in Contemporary Dance.