RESPIRA-TE

 

RESPIRA-TE é um programa de gestão de stress e de promoção do bem-estar físico e emocional, dirigido sobretudo a profissionais de saúde e técnicos que acompanham diariamente a situação atual de pandemia por COVID-19. Com uma abordagem integrada, o programa terá a duração de três meses e está organizado em sessões de duas horas por semana.

Em cada sessão, serão proporcionadas vivências através de uma abordagem psicocorporal, cujas dinâmicas corporais e emocionais têm impacto positivo no processo de autorregulação, em situação de stress. O trabalho desenvolvido permite resgatar o fluxo energético do corpo e, consequentemente, a clareza de foco e a fluidez de pensamento, aspetos cognitivos essenciais para a tomada de decisão no contexto atual.

Vivemos tempos de profunda transformação, em que a realidade se altera a uma velocidade nunca antes imaginada. Velocidade essa, tantas vezes inimiga do tempo de reflexão.

Nesta situação, há duas possibilidades: criação de uma escalada de medo, agressividade e destruição; ou a procura de uma alternativa geradora de esperança, partilha e colaboração.

A chave para a construção dessa esperança reside em três elementos fundamentais: ligação ao nosso corpo físico e emocional, desenvolvimento da empatia na relação com o outro e religação à natureza.

Tomar consciência de si, aprender a gerir as próprias emoções e lidar com as emoções daqueles que nos rodeiam são aspetos-chave no atual contexto. Saber gerir conflitos e comunicar de forma autêntica e equilibrada são competências determinantes na prevenção do burnout a que a situação de pandemia poderá conduzir.

Este programa terá três eixos fundamentais:

  • Corpo e Mente Saudáveis
  • Relações Equilibradas
  • Natureza e Alimentação

Esta iniciativa nasce de uma parceria entre o método Dançar com o Coração – Processo Criativo de Integração Psicocorporal, e Patrícia Churro, guia certificada de Forest Therapy pela Association of Nature and Forest Therapy. Tem o apoio de Hipopómatos na Lua, onde decorrerá o Programa. Os Hipopómatos na Lua são um projeto pioneiro e inovador em Portugal, reunindo no mesmo espaço uma biblioteca privada ao serviço da comunidade, uma livraria e casa de chá, um espaço de exposições, workshops e múltiplas valências.

O método Dançar com o Coração, desenvolvido por Ana Beatriz Degues e Maria Goretti Coelho, tem, como objetivos fundamentais, reprogramar o processo natural de desenvolvimento e facilitar a integração dos três canais de expressão da identidade – olhar, voz e movimento. Pretende criar oportunidades de transformação, trazendo para o movimento autêntico do adulto, a corporalidade associada a cada etapa de desenvolvimento.

 

OBJETIVOS GLOBAIS

Gerir o stress, aumentar a capacidade de foco e tomada de decisão e promover o bem-estar físico e emocional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Consciência corporal e emocional
  • Identificar sintomas e níveis de stress
  • Identificar as próprias necessidades
  • Sentir o corpo e escutar os seus sinais
  • Reaprender a respirar
  • Aprender a fazer uma leitura psicossomática dos sintomas físicos
  • Confrontar as crenças autolimitantes
  • Religar-se ao corpo
Agir e transformar no dia-a-dia
  • Libertar tensões físicas e emocionais
  • Encontrar o eixo corporal e definir o foco
  • Desenvolver a capacidade de comunicar emoções, pensamentos e intenções
  • Fortalecer as relações interpessoais como rede de suporte
  • Aprender a gerir conflitos
  • Potenciar a eficácia cognitiva e as tomadas de decisão
  • Prevenir o burnout
Fortalecer o Sistema Imunitário
  • Despertar os sentidos na conexão com a natureza
  • Despertar a criatividade
  • Promover a alegria e o prazer de viver
  • Desenvolver uma alimentação equilibrada

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2020 – CLIQUE AQUI

 

Como sair do modo sobrevivência e permitir que algo de novo surja? Como sair do medo paralisante? Como largar padrões destrutivos que defrontamos diariamente?

Desenvolvemos um conjunto de práticas em grupo, em ambiente seguro e equilibrado, que permitam criar espaço interno e resiliência para vivenciar o momento atual provocado pela pandemia COVID-19.

Como viver no corpo, em tempo de pandemia?  Proporcionamos a compreensão dos fenómenos psíquicos a partir dos processos energéticos do corpo, experienciando diversas técnicas de abordagem psicocorporal onde a respiração assume um papel central. A abordagem vivencial permite desenvolver um processo de autorregulação eficaz durante os momentos de stress e tensão diários.

Promovemos a organicidade do movimento e o fluxo energético do corpo, que nos permite entrar em contacto com o que somos e sentimos em cada momento.

Trabalhamos sobre os princípios de colocação e alinhamento corporal, facilitando a integração da consciência, do foco e da atenção plena.

Que rede de suporte temos? Onde está o nosso chão?

Promovemos o instinto gregário, criando um ambiente de partilha seguro e inclusivo, onde a vulnerabilidade de cada um é respeitada e acolhida.

De que forma este programa pode aumentar a nossa qualidade de vida?

Saber respirar, só por si, revitaliza todos as funções corporais e aumenta o tempo interno de elaboração dos acontecimentos de vida. Ou seja, aumenta o tempo de tomada de decisão sobre os acontecimentos, saindo-se do registo de sobrevivência e entrando-se no campo da deliberação inteligente.

Por outro lado, a ampliação da inteligência corporal e emocional permite a cada um expressar-se de forma mais autêntica e criativa, com mais consciência de si e daquilo que o rodeia. Esta integração corpo-mente reduz o desgaste energético, aumenta a capacidade vibratória do corpo e desenvolve um sentimento de fluidez no quotidiano.

 

BIOGRAFIAS

 

MARIA GORETTI COELHO

Nascida em África, cresceu com a música e com a dança, no corpo e na alma. Esta foi a fotografia tirada pelo destino, moldura do seu percurso pessoal e profissional. Com Licenciatura em Psicologia, especializou-se no Modelo Psicoterapêutico da Análise Bioenergética, certificada pelo International Institute for Bioenergetic Analysis. Desenvolve uma abordagem terapêutica que se distingue pela integração entre diferentes modelos de abordagem psicocorporal e todo o seu background em música e dança, aprofundando a improvisação e a exploração criativa do movimento. Dedica-se à psicoterapia individual e de grupo há mais de 20 anos, tendo também desenvolvido projetos de formação e consultoria em várias multinacionais e empresas portuguesas, na área do desenvolvimento pessoal e gestão emocional e do stress. Participou em vários congressos internacionais e europeus, com apresentação de workshops em Portugal, Espanha, Brasil e Berlim. Co-criadora do Método Dançar com o Coração® – Processo Criativo de Integração Psicocorporal.

 

ANA BEATRIZ DEGUES

Bailarina Contemporânea. Professora e Investigadora. Direciona o seu trabalho numa pesquisa lenta e profunda pelo movimento consciente e autêntico. O seu percurso na dança está diretamente ligado ao seu processo de crescimento e evolução emocional através da abordagem psicoterapêutica da Análise Bioenergética. Licenciada em Dança pela Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, fez o curso de Dança na Comunidade pelo Fórum Dança, frequentou o Visual Arte Commercial Short Course – Develop Expertise in Contemporary Dance Technique, na Tasmânia, Austrália e finalizou o curso de Instrutores de yoga, certificado pelo Centro Português de Yoga. Com experiência em dança, em diferentes contextos educativos e comunitários, já desenvolveu e apresentou trabalho em Portugal, Porto Rico, Austrália e Berlim. Co-criadora do Método Dançar com o Coração® – Processo Criativo de Integração Psicocorporal”.

 

PATRÍCIA CHURRO Guia Certificada de Forest Therapy pela Association of Nature and Forest Therapy e facilitadora de programas de Forest Therapy em Portugal. É apaixonada por experiências autênticas que liguem as pessoas a si próprias, aos outros e à natureza. Licenciada em Economia, e com experiência de mais de vinte anos em empresas e ONG, tem-se dedicado, nos últimos anos, ao desenvolvimento de jogos para a educação. O teatro e a dança fazem também parte da sua vida, e tem formação, há cinco anos, no método “Dançar com o Coração® – Processo Criativo de Integração Psicocorporal”.

 

HIPOPÓMATOS NA LUA

Os Hipopómatos na Lua são um projeto pioneiro e inovador em Portugal, reunindo no mesmo espaço uma biblioteca privada ao serviço da comunidade, uma livraria e casa de chá, um espaço de exposições, workshops e múltiplas valências. Norteados pelo princípio basilar da defesa de uma cultura da e na infância, centralizamos a nossa atividade numa estreita interação entre o objeto livro e as outras expressões artísticas.
Com cinco anos de existência, tornou-se um espaço de referência para as muitas famílias que o frequentam, fazendo dele um prolongamento da sua casa. Mas também para escolas, professores, educadores, bibliotecários e todos os que se movimentam na área da promoção e mediação da leitura.
Situados nos jardins da Biblioteca Municipal de Sintra, com um bosque envolvente onde se pode correr, saltar e brincar, os Hipopómatos têm como público-alvo as crianças e os jovens. Os adultos são os intermediários de que necessitamos.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2020 – CLIQUE AQUI

 

CONTACTOS:

Email: programarespirate@gmail.com

Tlf.: 964 109 043