MORTE EM VIDA OU RISCO DE VIVER?

Ninguém nos pode tirar a liberdade interior!

Num tempo, onde o medo se transformou na maior pandemia, é preciso manter a respiração fluida e profunda. Esta põe em marcha o movimento emocional, a inteligência lúcida, a consciência, a visão clara, o rasgo criativo e a coerência interna.

Há uma circulação que jamais alguém poderá impedir-nos de fazer: a circulação sanguínea das nossas convicções, o movimento interno das nossas fibras e vísceras – fonte do nosso poder pessoal.

A ciência já provou que da coerência entre todos os sistemas e funções corporais depende a força do nosso sistema imunitário! Este é o nosso exército! Os maus tratos que infligirmos contra ele têm consequências graves na saúde e na liberdade. Não entreguemos, em mãos alheias, as decisões sobre o que fazer com ele!

É também do conhecimento geral que o crescimento para a maturidade se faz com a redefinição de valores a partir, por um lado, da renúncia a velhas lealdades que não servem o propósito da nossa evolução e, por outro, do fortalecimento de valores que valem a pena ser mantidos. Assim sendo, a obediência cega a poderes vigentes não é, de todo, o que se espera de uma sociedade evoluída. Vamos respirar e tomar posse da nossa capacidade pensante e, sobretudo, da nossa responsabilidade individual sobre o bem-estar e felicidade que tanto dizemos que alvejamos.

RESPIRA-TE! INSPIRA-TE! TOMA POSSE DE TI MESMO! RESPONSABILIZA-TE! PEDE AJUDA! Só perdemos o nosso poder quando fazemos depender a nossa tranquilidade das decisões, muitas vezes arbitrárias, de alguém ou de governos desgovernados.

Voltando ao cerne deste texto, o Movimento da Vida é um fluxo contínuo, ainda que não se veja a olho nu! O mesmo acontece com a liberdade! Esta pode impor-se dentro das quatro paredes das regras que se é obrigado a cumprir, desde que não nos encostemos passivamente ao comodismo da obediência. É no exercício dessa liberdade que podemos criar algo novo, uma nova força que neutraliza o poder viral do medo. Lembrando Mandela – o mais livre de todos os homens da história recente da humanidade -, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.  E isso implica, de cada um de nós, começarmos a pôr em prática o conhecimento que existe sobre todas as áreas do saber.

Assim sendo, a minha mensagem é esta:

A RESPIRAÇÃO PROFUNDA E FLUÍDA É A ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA PARA SAIR DO MEDO E DO PÂNICO QUE ESTÃO ALOJADOS NO CORPO E NA PSIQUE! SÓ A SEGUIR A ISSO É POSSÍVEL TER CONDIÇÕES PARA PENSAR NO QUE ESTAMOS A FAZER E PARA ONDE ESTAMOS A IR OU A DEIXAR QUE NOS LEVEM!

30 Outubro 2020